Encontro de gratidão marca Dia do Socorrista na Sorocabana
Jovem vítima de acidente no primeiro dia de operação da concessionária reencontra equipe de resgate e agradece por ter tido a vida salva

Na madrugada de 30 de março/2025, primeiro dia de operação da Sorocabana, um grave acidente mobilizou a equipe de socorro da concessionária. No km 78 da Rodovia Castello Branco (SP-280), em Itu, o veículo conduzido por Pedro Lobato, de 21 anos, capotou e colidiu contra um talude da pista. A cena impactante deixava pouca margem para esperança — mas o desfecho foi um verdadeiro milagre.
Pedro foi socorrido em estado gravíssimo pela equipe de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) da Sorocabana e encaminhado ao hospital de referência em trauma na região. Após 44 dias de internação, ele está em casa, em plena recuperação e realizando fisioterapia. O amigo que o acompanhava, João, também está bem.
Nesta quinta-feira (11), Dia do Socorrista, a Sorocabana promoveu um reencontro entre Pedro, sua mãe, a irmã Julia e os profissionais que prestaram o primeiro atendimento no local da ocorrência. Um gesto de reconhecimento que emocionou todos os presentes.
“Se olhássemos apenas para o que restou do carro, afirmaríamos: ‘Não sobreviveu’. Mas Deus acampou seus anjos ao redor do meu filho e, para Sua honra e glória, ele está vivo e bem. Sou eternamente grata à equipe da Sorocabana, que rapidamente chegou ao local e o conduziu ao hospital. Cada profissional que cruzou o caminho do Pedro — socorristas, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos — fez a diferença para ele estar aqui hoje”, declarou Camila, mãe de Pedro.
A história, que começou com um susto profundo, transformou-se em símbolo de esperança. Para os profissionais do resgate da concessionária, também é motivo de orgulho e propósito renovado.
“Ver o Pedro em pé, sorrindo e agradecendo é o que dá sentido à nossa missão. O socorrista atua em momentos extremos, quando cada minuto conta. E poder reencontrar alguém que ajudamos a salvar nos lembra que nosso trabalho é, acima de tudo, sobre vidas”, destaca Juliano Roque, Gerente de Atendimento Pré-Hospitalar da Motiva Rodovias.
No asfalto, onde o tempo é precioso e as decisões precisam ser precisas, os socorristas e resgatistas da Sorocabana atuam com preparo, empatia e coragem. Neste Dia do Socorrista, histórias como a do Pedro nos mostram que por trás de cada uniforme há alguém comprometido em fazer a diferença — mesmo nos momentos mais difíceis.
Segue vídeo especial de homenagem aos socorristas Motiva Rodovias : https://drive.google.com/file/d/1_7_jhwhk1GbTyE6kiNoPX1MPdg-MZXIX/view?usp=drive_link
Sobre a Sorocabana: A Sorocabana uma empresa da Motiva é responsável pela administração de 460 quilômetros em trechos de 17 rodovias estaduais paulistas, localizadas nas regiões sudeste e oeste do estado. A concessão, com duração de 30 anos, prevê investimentos de R$ 8,8 bilhões em obras e melhorias, incluindo duplicações, implantação de faixas adicionais, acostamentos, vias marginais e modernização da infraestrutura com tecnologia para rodovias inteligentes. Entre as rodovias que integram a concessão estão Castello Branco (SP-280), José Ermírio de Moraes (SP-075), Raposo Tavares (SP-270) e João Leme dos Santos (SP-264). Também fazem parte trechos da SP-079, que inclui as rodovias Raimundo Antunes Soares (Votorantim-Piedade), Padre Guilherme Hovel-Svd (Piedade-Tapiraí) e Tenente Celestino Américo (Tapiraí-Juquiá), e da SP-250, composta pelas rodovias Bunjiro Nakao (Vargem Grande Paulista-Piedade), José de Carvalho (Piedade-Pilar do Sul) e Nestor Fogaça (Pilar do Sul). Sul-São Miguel Arcanjo). Além disso, a concessão abrange interligações importantes, como o Celso Charuri (SPI-091/270), o Contorno Brigadeiro Tobias (SPI-087/270) e o Contorno de São Roque (SPI-060/270). Também estão incluídas as rodovias de acessos, como Lívio Tagliassachi (SPA-053/280), Doutor Miguel Affonso Ferreira de Castilho (SPA-103/079), João Guimarães (SPA-104/079) e José de Almeida Rosa (SPA-160/250).
*Sobre a Motiva:* maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em Trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em Aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Foi a primeira empresa a abrir capital no Novo Mercado da B3 e compõe há 14 anos o hall de sustentabilidade da B3.
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