Seja bem-vindo
Piedade,19/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

A história da Vila Élvio Piedade - SP.

A Vila Élvio, fundada na década de 30 por um imigrante italiano chamado Luigi Liscio que veio para o Brasil no final do século XIX, fica localizada a 20 quilômetros do centro de Piedade.

Fica até o final do vídeo que você vai entender melhor o porquê da vila estar em completo abandono.

Se você está chegando agora por aqui...

Falamos um pouco de tudo que envolve curiosidades históricas. Em nossos vídeos, além de te levar pra conhecer lugares interessantes, você também encontrará dicas de passeios culturais, experiências gastronômicas e dicas de hospedagem.  Nesse vídeo conhecemos o Sr. Miguel que será nosso contador de histórias! Ele nasceu na vila e trabalhou na fábrica. Hoje com mais de 80 anos esbanja saúde e lucidez!


Atualmente, o local é conhecido pelas opções de lazer na natureza. A vila que antes de ser fundada faz parte de uma fazenda particular com mais de 2.220 hectares e possui trilhas para caminhada, cavernas, pontos de pesca, pousadas e muito mais. O local faz parte da Reserva Nacional do Parque Jurupará, uma unidade de conservação que integra o Sistema Estadual de Florestas (Sieflor) do Estado de São Paulo.

Com clima de interior, a vila parou no tempo e infelizmente encontra-se bastante degradada.

A área tem com pouca urbanização e apenas necessidades básicas como mercearias, lojas, algumas casas e até um antigo cinema. No centro podemos ver a Igreja de Santa Terezinha, mais conhecida como Igreja da Vila, construída em 1964.

O local leva o nome de Élvio, filho do empresário Luigi Liscio. Este imigrante italiano tornou-se pioneiro na produção de móveis em nosso país. Ficou famoso pela fabricação das Camas Patente, que representou uma experiência única na modernização do mobiliário brasileiro devido ao seu design simples e peças inovadoras para a época.

Visitamos a antiga Indústria Cama Patente Luigi Liscio S.A.

O móvel foi originalmente projetado pelo espanhol Celso Martinez Carrera em 1915 para uma clínica de Araraquara que precisava substituir antigas camas de ferro importadas da Inglaterra. A cama patenteada é composta por três partes: cabeceira, apoio para os pés e plataforma, o que permite sua industrialização a um preço acessível para a época.

Porém, como Carrera não patenteou sua criação, o móvel acabou sendo patenteado por Liscio, tornando-se assim pioneiro na produção de móveis em série no país. Muito perspicaz, o velho Liscio colocou o nome da criação como Cama Patente, que fica explícito pra quem lê: Eu tenho a Patente. Espertinho né?

Além da Vila Élvio, as camas também eram produzidas na antiga Indústria Cama Patente L. Liscio S.A, próximo ao Bom Retiro, em São Paulo, até 1968. 

COMENTÁRIOS

Portugues Espanhol Frances English
Internet media criar portal de nocitias

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.